ENG / ESP
Expo Revestir: nunca paramos de inovar
EXPO REVESTIR: EDIÇÃO HISTÓRICA DE NEGÓCIOS, TENDÊNCIAS E CONTEÚDO
A 16°EXPO REVESTIR, realizada de 13 a 16 de março de 2018 foi encerrada com visitação de mais 62 mil visitantes únicos.



Encerrada a 16a edição da EXPO REVESTIR com sucesso na estreia do novo formato. Para Antonio Carlos Kieling, presidente da feira e superintendente da ANFACER, "o evento superou todas as expectativas em termos de visitação, qualidade dos estandes e exposição de produtos, além dos conteúdos que foram desenvolvidos ao longo dos quatro dias de evento. Destacaria o conjunto das ações tomadas para a gestão de público, com a segmentação dos dias de feira em dois momentos: Business Days e Creative Days, os quais responderam plenamente as expectativas do plano estratégico estabelecido", afirma. O FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO recebeu mais de 3,5 mil profissionais altamente qualificados que assistiram às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais.

OS PRITZKERS TOYO ITO E PAULO MENDES DA ROCHA PALESTRAM NO FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO



O FÓRUM reuniu, no último dia da EXPO REVESTIR, dois respeitados arquitetos vencedores do Pritzker, que palestraram no Dia do Arquiteto e com exclusividade para o evento. A tarde foi iniciada por Antonio Carlos Kieling e Fernando Mungioli, Publisher da Revista Projeto. "Ao longo dos 16 anos, fomos brindados com a presença e os pensamentos de arquitetos renomados. Nos honra muito a presença entre nós de dois personagens da dimensão de Paulo Mendes da Rocha e Toyo Ito, um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea", afirmou Kieling.



O arquiteto Paulo Mendes da Rocha assumiu o microfone e falou sobre a importância de São Paulo, suas virtudes e seus problemas. “A construção não pode ser exercida em massa como uma simples produção para vender. A ideia precisa ser sempre construir para solucionar problemas do espaço e não pensar somente no lucro que trará”. Paulo Mendes da Rocha



O aclamado Toyo Ito deu continuidade à tarde de conhecimento e apresentou a genialidade dos seus projetos ao detalhar as criações mais emblemáticas, além dos detalhes arquitetônicos de suas originais e impactantes obras. Entre as suas explanações, Toyo disse que “Tokyo está passando por uma renovação urbana muito intensa por conta das Olimpíadas em 2020. Os bairros estão sendo destruídos por conta da verticalização, o que torna a arquitetura sem personalidade”, revela. “A estatística mostra que a população irá diminuir ao longo dos anos, por isso, ações como esta não fazem sentido. É preciso planejamento a longo prazo”, destacou.

A tarde continuou com o debate que reuniu Toyo Ito e Paulo Mendes, mediado pelo jornalista Fernando Mungioli. Entre os temas, a arquitetura nas grandes cidades, inclusive possíveis soluções e, ainda, a discussão da relação entre o espaço público e privado.



TENDÊNCIAS



Espessuras Milimétricas: peças mais leves e resistentes

Um dos destaques das tendências técnicas deste ano gira em torno dos lançamentos que revelam placas de porcelanato com espessuras milimétricas em torno de 6 e 12 mm, mas que permanecem tão resistentes quanto as placas mais grossas.
 

Sustentabilidade: coleções criadas com menos impacto ambiental

Uso de refugos da fábrica e materiais recicláveis figuram como soluções para evitar o desperdício, trazer personalidade para a casa e, de quebra, impactar menos no ambiente.




ACONTECEU NA EXPO REVESTIR

FÓRUM TECNARGILLA BRASIL: GRANDES FORMATOS, BAIXA ESPESSURA E TEMAS RELEVANTES PARA O SETOR



O último dia da 16ª EXPO REVESTIR também trouxe à tona discussões sobre assuntos altamente relevantes durante o Tecnargilla Brasil. O evento apresentou temas como Porcelanatos de Grande Formato e Baixa Espessura e Normas Técnicas – Desafios e Principais Mudanças, com Ana Paula M. Menegazzo Superintendente do Centro Cerâmico do Brasil – CCB, seguiu com Marsis Cabral Júnior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, que explanou sobre Matérias-primas para a Produção de Porcelanato no Brasil: Cenário Atual, Demandas e Oportunidades.

Houve ainda, a palestra de Michele Dondi Istituto di Scienza e Tecnologia del Materiali Ceramici – ISTEC/CNR, Itália, que abordou os Aspectos Tecnológicos da Fabricação de Placas de Grande Dimensões – Lastras e seguiu com Weter Mazzoni BMR, Itália em torno do assunto Fabricação de Placas de Grandes Dimensões – Lastras. Migratech 4.0 e Freestile: a Fábrica Inteligente da LB para Placas de Grandes Dimensões foi abordado por Roberto Bonucci, LB, Itália. Por fim, Lastas Cerâmicas: a Evolução Continua, que foi explanado por Silas Pincinato, da SACMI, Itália.



  PRÊMIO SAINT GOBAIN DESTACA PROJETOS SUSTENTÁVEIS DURANTE O FIAC

O Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável apresentou os vencedores desta edição nas categorias Profissional Institucional, Residencial, Comercial, Estudante e o projeto Casa da Sustentabilidade.



  EXPOSIÇÃO DA TARSILA DO AMARAL NO MOMA (NY) É DESTAQUE NA EXPO REVESTIR

Tarsilinha do Amaral foi entrevistada no lounge Conteúdo by Club&Casa Design em parceria com o BOOMSPDESIGN. Durante a entrevista Tarsilinha contou sobre o sucesso da Exposição da Tarsila do Amaral no MOMA de NY e comentou sobre detalhes da vida da artista


EXPO REVESTIR 2019: A próxima edição já está confirmada para o período de 12 a 15 de março de 2019. Até lá!
Título