Abrindo a programação do Fórum 2024, o FIER+ Construção trará um dia todo dedicado a este importante setor da economia
26/2/2024
Com conteúdos exclusivos voltados à indústria da construção, a programação conta com debates sobre os rumos do setor, novas tecnologias, eficiência de gestão, inovação, transformação digital e industrialização do setor.
Madeira, Futuro da Construção: Industrialização, Sustentabilidade e Sofisticação
• Palestrante: José Carlos Martins (Presidente do Conselho CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção)
Empresário da construção Civil e engenheiro civil por mais de 30 anos, José Carlos Rodrigues Martins, foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA), atualmente Presidente do Conselho Consultivo da CBIC, membro do CDESS (Conselho Econômico, Social e Sustentável, membro da International Housing Association (IHA) e FIIC(Federação Interamericana da Construção).
Em sua trajetória, Martins foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Exerceu a presidência do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH) do Ministério das Cidades. Participou diretamente da formulação de varias políticas públicas como o PAC, Programa Minha Casa Minha Vida e muitos outros.
Atualmente consultor de Estratégias da Construção para Empresas e Representações Institucionais e também Conselheiro de Empresas ligadas ao setor.
Industrialização na Construção e Aumento de Produtividade - Case Urbic
• Palestrante: José Carlos Martins (Presidente do Conselho CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção)
Engenheiro civil com mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP, com mais de 40 anos de carreira, possui também o Executive Certificate in Strategy and Innovation pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atual membro do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), atuou na Tishman Speyer como Managing Director e Head of Design and Construction; na Encol, liderou as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico. Somando-se à sua experiência na Inpar Incorporação, alcança um total de mais de 800 prédios construídos sob sua orientação. Isso sem mencionar sua experiência acadêmica: professor visitante da POLI-USP, tem 2 livros publicados, além de artigos diversos. Atualmente é Senior Partner da empresa de consultoria em produtividade TECNOENG e na Urbic_Inc especializada em construções habitacionais industrializadas de múltiplos andares.
Gestão, Inovação, Transformação Digital e Startups - Case MPD
• Palestrante: Milton Meyer (Presidente Executivo da MPD Engenharia)
Com uma carreira de mais de 30 anos de atuação na área, o executivo Milton Correa Meyer Filho faz parte da MPD Engenharia desde 1986, quando junto a Mauro Dottori, assumiu um papel não apenas decisivo, mas assertivo na tomada de decisões junto à clientes e fornecedores, incentivando as equipes tanto no canteiro de obras quanto no escritório.
Engenheiro civil formado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), ocupou diversas posições na empresa, como engenheiro, coordenador, diretor técnico e vice-presidente, sendo responsável pela coordenação, operação e execução de diversos projetos da construtora e incorporadora durante todo esse tempo. Desde julho de 2020, assumiu a presidência executiva da MPD Engenharia.
ESG e Sustentabilidade na Construção - Case: O super empreendimento “O Parque“
• Palestrante: Fabrício Rocha da Costa (Diretor de Incorporação na Gamaro Incorporadora)
Engenheiro Civil Formado pelo Mackenzie, pós graduado em gestão de negócios e finanças pelo Ibmec. Possui mais de 20 anos de atuação no mercado de real estate, passando por empresas de consultoria, banco e incorporadoras de grande expressão e renome no mercado imobiliário paulistano, tais como Consult Soluções Patrimoniais, Banco Safra e Yuny Incorporadora. Atualmente é o Diretor de Incorporações na Gamaro Desenvolvimento Imobiliário.
Painel com Palestrantes
Mediadores: Roberto de Souza (CEO CTE - Centro de Tecnologia de Edificações) e Fábio Luís Garbossa Francisco (Diretor de Engenharia da Construtora STOG e Curador da área de Real Estate do Istituto Europeo di Design - IED Brasil).
Roberto de Souza
CEO do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações desde 1990, empresa de consultoria especializada em qualidade, gestão, tecnologia, inovação, sustentabilidade e ESG na construção. Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP.
Antes de comandar o CTE foi Diretor da Divisão de Edificações do IPT e presidente do Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Especialista em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação na construção. Autor de nove livros técnicos focados em qualidade, tecnologia e gestão de incorporadoras, construtoras e projetistas. Ministrou inúmeras palestras e cursos no Brasil e no exterior e escreveu vários artigos técnicos ao longo de sua carreira. Em 2017 criou o Enredes, um ecossistema de inovação e relacionamento setorial, reunindo empresas da cadeia produtiva da construção, onde nasceu a Rede Construção Digital, Industrializada e Sustentável, com o propósito de impulsionar o movimento de transformação digital, industrialização e sustentabilidade da construção no Brasil.
Fábio Luís Garbossa Francisco
Profissional de engenharia civil que atua na área técnica e operacional do mercado imobiliário e construção. Gestão nas áreas de viabilidade técnica , projetos, planejamento, orçamentos e custos, suprimentos, produção e controle de obras e assistência técnica.
Atua também coordenando e lecionando cursos nas áreas de planejamento e gestão de obras e mercado imobiliário (Real Estate).
Engenheiro Civil, MBA economia e administração da construção civil FGVSP e especialista em Planejamento e Gestão de projetos e obras.
Clique aqui para conferir a programação completa e realizar o seu credenciamento!
Informações Importantes
Local: Auditório FIER+ (Rua A/ Pavilhão 1)
• Vagas limitadas. Programação sujeita a alteração.
• A entrada no Auditório FIER+ será liberada por ordem de chegada, 1h antes do início do evento.
• Não haverá credenciamento no local.