BCTE Panamá reunirá 15 empresas do setor cerâmico nacional
17/5/2022
8ª edição do BCTE – Brazil Ceramic Tiles Experience ocorre de 27 a 30 de junho, no Panamá
A 8ª edição do BCTE – Brazil Ceramic Tiles Experience já tem data marcada. O evento acontecerá de 27 a 30 de junho de 2022, na Cidade do Panamá.
O BCTE Panamá vai reunir 15 empresas do setor cerâmico brasileiro em um evento de exposição exclusivo para compradores e revendedores internacionais. A iniciativa visa promover a cerâmica brasileira no exterior e impulsionar as vendas e os negócios.
A ação é parte do calendário de ações do projeto Ceramics of Brazil, uma iniciativa da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Esta é a terceira vez que acidade sedia um evento do setor cerâmico. O objetivo é estreitar o relacionamento com clientes da América Central e Caribe, por isso a escolha do local, um Hub logístico da região, facilitando o acesso dos clientes.
A expectativa é receber, em quatro dias de duração, mais de 60 distribuidores, atacadistas, importadores e varejistas dos mercados da América Central e América do Sul. Na programação rodadas de negócio, palestras e atividades de integração entre o varejo destes importantes mercados e a indústria nacional.
Participam desta ação:Alfagrês, Angelgres, Cerbras, Carmelo Fior, Cejatel, Dexco, Eliane, Elizabeth Revestimentos, Embramaco, Itagres, Karina Pisos, Lef, Pamesa, Pointer e Villagres.
Conheça o BCTE
A primeira edição do evento, realizada em 2011, em Miami, resultou em uma proposta eficaz para a ampliação dos mercados de produtos cerâmicos nacionais, aumentando a visibilidade da marca “Brazil Ceramic Tiles”, desenvolvendo novas oportunidades de negócio e incrementando as exportações. O resultado foi a realização de 920 encontros de negócios, nos quatro dias de realização, garantindo resultados a longo prazo em termos de relacionamento e de vendas.
Além de Miami e da Cidade do Panamá, o evento já foi realizado em Cancún (México), Santiago (Chile), PalmBeach e San Antonio (EUA).
Ainda neste ano, de 11 a 13 de julho, será realizada mais uma edição do BCTE, na África do Sul, com a presença de 10 empresas do setor.
Exportações
O Brasil é o 7º maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 países. As exportações brasileiras têm como principais destinos América do Sul (50,8%),América do Norte (24,6%) e América Central (19,9%).
Nas Américas, República Dominicana, Panamá, Honduras, Jamaica, Haiti, Costa Rica e Trinidad e Tobago estão entre os 15 principais mercados destino das exportações brasileiras em 2021.
Em 2021 o Brasil exportou130,3 milhões de m², o que corresponde a cerca de 13% da produção nacional.
Sobre o Projeto Ceramics of Brazil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brazil, é promovido pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) em parceria com a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.