CERÂMICA BRASILEIRA É DESTAQUE NO MAIOR FESTIVAL DE DESIGN DO MUNDO
5/4/2017
Nos últimos anos, a indústria nacional de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias representada pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres - atingiu o estado da arte em termos tecnológicos, com design atualizado e alta produtividade (uma das mais elevadas do mundo).
Atualmente, o Brasil é um dos principais players do mercado e ocupa a segunda posição em produção e consumo de revestimento cerâmico, além de ser o sétimo na escala de exportação mundial com negócios em mais de 110 países em todos os continentes. Igualmente, o Brasil tem ampla e ativa participação em todos os fóruns mundiais do setor, com reconhecimento de sua capacidade produtiva e qualidade de produtos.
Novamente, a ANFACER (representada por 17 empresas associadas) participa do momento mais importante do design mundial: a Semana de Design de Milão. Entre os dias 04 e 09 de abril, com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a associação marca presença em duas exposições da mostra Brazil S/A (Best In Show e Be Brasil), que acontece na Universidade de Milão (Università Degli Studi di Milano).
BEST IN SHOW
Com o objetivo de valorizar a inovação e designdos produtos nacionais de alto valor agregado, a ANFACER realizou a terceira edição do Prêmio "Best in Show - Ceramics of Brasil", durante a 15ª EXPO REVESTIR.
Foram premiados os produtos de 10 categorias distintas eleitos por um júri, sob curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, composto pelos jornalistas Allex Colontonio (Publisher e Diretor Editorial da revista GIZ), Fernando Mungioli (Publisher da Revista Projeto); Fernando Serapião (Editor da revista Monolito); Eliana Sanches (Diretora de Redação da revista Casa Claudia); Ricardo Gaioso (Diretor de Conteúdo da revista Kaza); Thais Lauton (Diretora de Redação da revista Casa e Jardim). Os arquitetos e designers de interiores Brunete Fraccaroli, Diego Revollo, Fernanda Marques, Francisco Cálio, Leo Shehtman e Noura van Dijk, também foram jurados da premiação.
"O objetivo do Best in Show - Ceramics of Brasil é reconhecer os melhores produtos lançados pelos associados no ano e enaltecer a indústria nacional. Além disso, estimular também oportunidades em novas frentes e promover oportunidades de negócios internacionais”, diz Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER.
BE BRASIL
A ANFACER participa também do Be Brasil, um panorama do design contemporâneo brasileiro que estará exposto na Universidade de Milão (Università Degli Studi di Milano), de 4 a 9 de abril, durante a Semana de Design de Milão. Em sua primeira edição, a mostra Be Brasil, organizada pela Apex-Brasil, apresentará peças de 60 empresas brasileiras que destacam os principais atributos do design nacional, entre diversas categorias: criatividade, inovação e sustentabilidade.
Neste contexto, serão apresentados produtos de nove empresas associadas à ANFACER, selecionados entre os lançamentos vistos na EXPO REVESTIR 2017. A alta produtividade da indústria brasileira de cerâmica, preços competitivos e o uso de design e tecnologia de ponta qualificam o setor a exportar hoje para mais de 100 países.