Studio Morandin uma herança percorrendo gerações
28/1/2025
Uma história que, como a cerâmica que eles produzem, é moldada com paixão, dedicação e um profundo respeito pela terra que nos acolhe.

Em uma viagem no tempo, recuamos ao início do século XX, quando um jovem italiano, bisavô de José Luiz Morandin, desembarcou em terras brasileiras com sonhos e a arte milenar da cerâmica pulsando em suas veias. Ali, na simplicidade de uma olaria, começou a escrever uma história que, como um vaso de argila no torno, tomaria forma ao longo dos anos.
A saga familiar, entrelaçada com o barro, passou de pai para filho, e assim, em 1964, nasceu a Cerâmica Delta, pequena em tamanho, mas gigante em ambição e sonhos, na cidade de Vargem Grande do Sul. José Morandin, ainda jovem, aos 15 anos, já mergulhado na tradição familiar, dava continuidade a esse legado, moldando não apenas cerâmica, mas seu futuro.
"Ser tão bom quanto o melhor", essa era a lição que o pai de José deixou, uma filosofia que ele abraçou com mãos marcadas pelo barro, para esculpir sua própria jornada. E assim, em 1980, emergiu a Cerâmica Morandin, seguida pela Barro-Forte em 1990, dando nome ao Studio Morandin, e posteriormente, a Morandin Ferro e Aço em 2000, culminando na Morandin Industrial em 2015. José, agora um empresário conhecido na cidade e região, busca cada vez mais tornar se referência no mercado, produzindo produtos de qualidade e em equilíbrio com a natureza.
Sete anos atrás, José decidiu inovar, criando um revestimento rústico denominado “bricks”, inspirado nas construções europeias tradicionais, porém, com um sopro de sofisticação contemporânea. A Studio Morandin, fugindo do convencional, escolheu argilas brasileiras, cada uma com sua história, seus tons, cores e texturas, transformando ambientes com sua exclusividade.
Mais do que uma empresa, a Morandin se posiciona como um pilar social, gerando empregos, formando mão de obra, e contribuindo com a economia. Para José, a cerâmica é a expressão da alma, onde cada peça conta uma história, única e exclusiva. Mas a preocupação de José vai além, visando a perpetuação dessa arte para as futuras gerações, com um olhar atento à sustentabilidade. O uso de combustível vegetal nos fornos, proveniente de resíduos de florestas renováveis, é um exemplo de como a cadeia produtiva da Morandin não só é autossuficiente, mas também amiga do meio ambiente.
E assim, a história de José Luiz Morandin e sua família nos ensina sobre tradição, inovação e responsabilidade. Uma história que, como a cerâmica que eles produzem, é moldada com paixão, dedicação e um profundo respeito pela terra que nos acolhe.
Últimas Notícias


%2012.12.40_005a485a.jpg)